Encontramos 5 obras
inusitadas que chama a atenção de todos que passam a conhece-las. E com isso,
tentamos buscar as repostas para as seguintes perguntas: Porque elas
impressionam tanto as pessoas, se a ideia final do arquiteto foi transmitida totalmente,
se a construção encaixa em algum contexto, o que constitui a construção, entre
outras. Confira a baixo o resultado da nossa busca.
1. Museu de Arte Contemporânea
Tipo de projeto: Cultural
Ano: 1996
Arquitetos: Oscar Niemeyer
Estrutura: Concreto
Localização: Niterói, Brasil
Implantação no
terreno:
Isolado
Realmente o grande cilindro branco em uma das
pontas da baia de Guanabara chama muita atenção, não só pela sua composição, mas
também pelo seu enorme cilindro de 16 metros de altura. Sua grande rampa de
concreto que fornece acesso ao museu expõe uma composição ao elemento tornando
uma única linguagem. A estrutura principal foi projetada para suportar um peso
equivalente a 400 kg/m e ventos com velocidades de até 200 km/h. Os vidros
foram fabricados exclusivamente para o projeto.
Percebemos que o arquiteto conseguiu criar
algo que fosse impactante e transformar uma relação entre interior e exterior.
A distribuição das galerias nas extremidades,
além de causar uma boa sensação pelas grandes janelas de vidro e seu visual do
exterior, agrega muito na comodidade e seus espaços variam entre 76m² a 82 m².
Percebemos a liberdade de espaços e a
distribuição das áreas. O subsolo não se isola do resto da edificação, nele
temos auditório e restaurante, essa distribuição faz com que os visitantes
utilizem toda a edificação.
2. Centro Internacional de Cultura e Artes
O centro cultural e de arte é sem duvidas uma construção
espetacular, com seus 115.000m², é um projeto que marca presença e chama muito atenção,
além das características da arquiteta Zaha Hadid estarem nitidamente presentes
nos traços da edificação. No projeto tem um pátio central que liga a todos os ambientes,
além do acesso dos pedestres serem por todos os seus lados. A composição
dinâmica do estabelecimento garante uma forte ligação interior /exterior. Incorporando valores de elegância, funcionalidade e
inovação, o Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu tem
como objetivo tornar-se o novo nó cultural e cívico da cidade de Changsha, bem como
um destino cultural global. Realmente o edifício tem uma ligação interessante e
importante com o entorno, pois ele estabelece uma linguagem única, seu formato
acompanha os desenhos da paginação, o que dá a sensação de que é um elemento
só.
3. Capela Espiral
Ano: 2013
Arquitetos: NAP Architects
Localização: Hiroshima, Hiroshima, Japão
Implantação no terreno: Isolado
Área do Terreno: 2.500 m²
Com a localização no meio de uma colina e vista panorâmica
para a cidade do Japão o projeto se caracteriza por ser uma edificação livre, a
edificação é sustentada, em partes, por duas escadas em espiral onde uma apoia
a outra, produzindo uma estrutura autoportantes. O edifício foi construído para
aproximadamente 80 pessoas.
As escadas entrelaçadas atuam como telhados. Por
sua localização ser próxima do mar, o material externo é feito de peines
verticais de madeiras que além de ser flexível é resistente aos danos causados
pela brisa do mar.
Ao longo dos caminhos, as janelas de vidro
transmitem ao usuário a sensação do interior/exterior. Ao conectar os quatro pontos em quatro direções, as
duas escadas se aproximam estreitamente de elementos de encaixe, que
produzem um aro tridimensional para resistir às forças horizontais -
tornando assim as duas espirais mutuamente apoiadas e autônomas. Os pilares intermediários
de 100 milímetros de diâmetro de aço sólido suportam somente a carga vertical,
apoiando a espiral interior.
4. Kunsthaus Graz
Tipo de projeto: Cultural
Ano: 2003
Arquitetos: Peter
Cook, Colin
Fournier
Estrutura: Concreto
Localização:
Implantação no terreno: Urbano
Essa “bolha gigante” de mais de 2,5 mil metros quadrados de construção é
mundialmente conhecida não apenas pelo aspecto externo e seus designs internos,
e sim, por ser uma obra produzida com baixo impacto ambiental.
O museu fica em Graz na Áustria, foi construído em 2003 e o responsável
pelo projeto é o inglês Peter Cook. O edifício é um exemplo de arquitetura
sustentável, o entorno é todo composto por painéis de vidro acrílico
semitransparente. Com isso, facilitou a instalação de 1288 painéis
fotovoltaicos para produzir a própria energia limpa de uso interno exclusivo.
Podemos
observar que o museu foi construído no centro de um espaço urbano,
revitalizando um bairro, até então, com aspecto barroco.
5.Dancing House (Casa Dançante)
Tipo de projeto: Comercial
Ano: 1996
Arquitetos: Vlado Milunić, Frank Gehry
Estrutura: Concreto
Localização: Praga, República Tcheca
Implantação no terreno: Urbano
Antigamente,
meados de 1945, havia uma casa no estilo
neo-renascentista e foi destruída totalmente em um bombardeio e apenas em 1960
que seus destroços foram totalmente removidos. Ao lado(Na casa com o globo em
cima), foi residência do presidente checo Vaclav Harvel, que morou até 1990.
Este incentivou e apoiou Vlado Milunić a projetar um centro cultural com o
objetivo de tornar um centro cultural, porém o estilo da construção não era
nada tradicional para época. Após um
tempo, Milunić contou com a ajuda de Frank Gehry. Atualmente
o edifício é ocupado por escritórios de multinacionais e um restaurante.
A casa dançante foi
construída com a forma de refletir dois dançarinos (Ginger Rogers e Fred Astaire)
constituídos de 99 painéis de concreto de diferentes dimensões e formas. A
parte de baixo do edifício até sua meia altura é composto por pilares curvos.
Graças ao banco ING, que financiou a obra, não houve limitação orçamentaria no
projeto. Por isso, Gehry e Milunić
não economizaram nas formas onduladas .
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