quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

5 obras estranhas e suas curiosidades




Encontramos 5 obras inusitadas que chama a atenção de todos que passam a conhece-las. E com isso, tentamos buscar as repostas para as seguintes perguntas: Porque elas impressionam tanto as pessoas, se a ideia final do arquiteto foi transmitida totalmente, se a construção encaixa em algum contexto, o que constitui a construção, entre outras. Confira a baixo o resultado da nossa busca.

1. Museu de Arte Contemporânea




Tipo de projeto: Cultural
Ano: 1996
Arquitetos: Oscar Niemeyer
Estrutura: Concreto
Localização: Niterói, Brasil
Implantação no terreno: Isolado

Realmente o grande cilindro branco em uma das pontas da baia de Guanabara chama muita atenção, não só pela sua composição, mas também pelo seu enorme cilindro de 16 metros de altura. Sua grande rampa de concreto que fornece acesso ao museu expõe uma composição ao elemento tornando uma única linguagem. A estrutura principal foi projetada para suportar um peso equivalente a 400 kg/m e ventos com velocidades de até 200 km/h. Os vidros foram fabricados exclusivamente para o projeto.


Percebemos que o arquiteto conseguiu criar algo que fosse impactante e transformar uma relação entre interior e exterior.
A distribuição das galerias nas extremidades, além de causar uma boa sensação pelas grandes janelas de vidro e seu visual do exterior, agrega muito na comodidade e seus espaços variam entre 76m² a 82 m².
Percebemos a liberdade de espaços e a distribuição das áreas. O subsolo não se isola do resto da edificação, nele temos auditório e restaurante, essa distribuição faz com que os visitantes utilizem toda a edificação.

2. Centro Internacional de Cultura e Artes 


O centro cultural e de arte é sem duvidas uma construção espetacular, com seus 115.000m², é um projeto que marca presença e chama muito atenção, além das características da arquiteta Zaha Hadid estarem nitidamente presentes nos traços da edificação. No projeto tem um pátio central que liga a todos os ambientes, além do acesso dos pedestres serem por todos os seus lados. A composição dinâmica do estabelecimento garante uma forte ligação interior /exterior. Incorporando valores de elegância, funcionalidade e inovação, o Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu tem como objetivo tornar-se o novo nó cultural e cívico da cidade de Changsha, bem como um destino cultural global. Realmente o edifício tem uma ligação interessante e importante com o entorno, pois ele estabelece uma linguagem única, seu formato acompanha os desenhos da paginação, o que dá a sensação de que é um elemento só.


3. Capela Espiral 


Ano: 2013
Arquitetos: NAP Architects
Localização: Hiroshima, Hiroshima, Japão
Implantação no terreno: Isolado
Área do Terreno: 2.500 m²

Com a localização no meio de uma colina e vista panorâmica para a cidade do Japão o projeto se caracteriza por ser uma edificação livre, a edificação é sustentada, em partes, por duas escadas em espiral onde uma apoia a outra, produzindo uma estrutura autoportantes. O edifício foi construído para aproximadamente 80 pessoas.
As escadas entrelaçadas atuam como telhados. Por sua localização ser próxima do mar, o material externo é feito de peines verticais de madeiras que além de ser flexível é resistente aos danos causados pela brisa do mar.

Ao longo dos caminhos, as janelas de vidro transmitem ao usuário a sensação do interior/exterior. Ao conectar os quatro pontos em quatro direções, as duas escadas se aproximam estreitamente de elementos de encaixe, que produzem um aro tridimensional para resistir às forças horizontais - tornando assim as duas espirais mutuamente apoiadas e autônomas. Os pilares intermediários de 100 milímetros de diâmetro de aço sólido suportam somente a carga vertical, apoiando a espiral interior.


4. Kunsthaus Graz


Tipo de projeto: Cultural
Ano: 2003
Arquitetos: Peter Cook, Colin Fournier
Estrutura: Concreto
Localização: 
Implantação no terreno: Urbano


Essa “bolha gigante” de mais de 2,5 mil metros quadrados de construção é mundialmente conhecida não apenas pelo aspecto externo e seus designs internos, e sim, por ser uma obra produzida com baixo impacto ambiental. 

O museu fica em Graz na Áustria, foi construído em 2003 e o responsável pelo projeto é o inglês Peter Cook. O edifício é um exemplo de arquitetura sustentável, o entorno é todo composto por painéis de vidro acrílico semitransparente. Com isso, facilitou a instalação de 1288 painéis fotovoltaicos para produzir a própria energia limpa de uso interno exclusivo.


Podemos observar que o museu foi construído no centro de um espaço urbano, revitalizando um bairro, até então, com aspecto barroco.


5.Dancing House (Casa Dançante)


Tipo de projeto: Comercial 
Ano: 1996
Arquitetos: Vlado Milunić,  Frank Gehry 
Estrutura: Concreto
Localização: Praga, República Tcheca
Implantação no terreno: Urbano

Antigamente, meados de  1945, havia uma casa no estilo neo-renascentista e foi destruída totalmente em um bombardeio e apenas em 1960 que seus destroços foram totalmente removidos. Ao lado(Na casa com o globo em cima), foi residência do presidente checo Vaclav Harvel, que morou até 1990. Este incentivou e apoiou Vlado Milunić a projetar um centro cultural com o objetivo de tornar um centro cultural, porém o estilo da construção não era nada tradicional para época. Após um tempo, Milunić contou com a ajuda de Frank Gehry. Atualmente o edifício é ocupado por escritórios de multinacionais e um restaurante.

A casa dançante foi construída com a forma de refletir dois dançarinos (Ginger Rogers e Fred Astaire) constituídos de 99 painéis de concreto de diferentes dimensões e formas. A parte de baixo do edifício até sua meia altura é composto por pilares curvos. Graças ao banco ING, que financiou a obra, não houve limitação orçamentaria no projeto. Por isso, Gehry e Milunić não economizaram nas formas onduladas .













 

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